Divulgação científica

Evento nacional de paleontologia da UFSM traz youtuber Pirula como convidado

Evento nacional de paleontologia da UFSM traz youtuber Pirula como convidado

Foto: Nathália Schneider (Diário)

Santa Maria e a região da Quarta Colônia são locais conhecidos pelas descobertas históricas na área da paleontologia. A mais recente é uma nova espécie, que recebeu o nome de Amanasaurus nesbitti, ou “lagarto da chuva”, encontrada no interior do município de Restinga Sêca. Por isso, desta vez, o 12ª Simpósio Brasileiro de Paleontologia de Vertebrados, vai ocorrer em diversos locais de Santa Maria e municípios da região, como no Centro de Apoio à Pesquisa Paleontológica (Cappa) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em São João do Polêsine. O evento começou nesta segunda-feira (15) e vai até 19 de maio. Uma das atrações do encontro é o paleontólogo e divulgador científico Paulo Miranda Nascimento, conhecido como Pirula. 

Para os representantes da organização do evento, o professor da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) Felipe Lima Pinheiro, o paleontólogo do Cappa Flávio Pretto, e o paleontologista do Cappa Leonardo Kerber, o Simpósio é uma oportunidade para celebrar o patrimônio da região.

– A realização desse Simpósio é também uma oportunidade de mostrar e reconhecer o importante trabalho que nossas universidades têm realizado na área. A Paleontologia, e a pesquisa científica de indiscutível qualidade que temos realizado na área, são muito importantes no sentido de dar visibilidade à universidade, tanto no meio científico quanto para o público em geral – relatam os representantes.

Saída de campo à mesa de bar 

A 12ª edição inicia com um dia inteiro de cursos, que foram realizados tanto no campus da UFSM, quanto no Cappa. Ao longo da semana serão diversas atividades, como palestras temáticas, exposição de arte, fotografias, impressões 3D, além de claro, a conversa com Pirula, nesta quarta-feira (17), a partir das 20h, no Old School Pub, na Rua Coronel Niederauer, 1.613, para pessoas credenciadas no evento.

Pirula começou os vídeos no YouTube para mostrar para amigos e em discussões nas comunidades da rede social Orkut (que não existe mais). Atualmente, o canal conta com mais de 1 milhão de inscritos e aborda os mais diversos temas, desde curiosidades sobre os dinossauros a questões políticas e religiosas, voltadas para a divulgação científica. 

– O Simpósio, apesar de congregar profissionais da área, tem na comunidade discente seu maior público. São estudantes de graduação e pós-graduação que já trabalham com, ou se interessam academicamente, pela paleontologia. Convidamos o Pirula, pensando sobretudo nesse público, com quem ele dialoga com excelente engajamento –  explica os representantes. 

Outros nomes de reconhecimento da paleontologia nacional estarão presentes no evento, como o diretor do Museu Nacional, Alexander Kellner, a pós-doutoranda do Instituto Antártico Chileno Joseline Manfroi, que vai conversar sobre as mais recentes expedições brasileiras na Antártica e a professora da Universidade de São Paulo (USP) Annie Hsiou. 

Os palestrantes internacionais vão ser representados por Maria Belen von Baczko, do Museu Argentino de Ciências Naturais, e por Stephanie Pierce, do Museu de Zoologia Comparada da Universidade de Harvard. Já as falas voltadas ao cenário de paleontologia no Rio Grande do Sul serão ministradas pelos pesquisadores Cesar Schultz (UFRGS), Marina Soares (UFRJ) e Jaciele Sell (UFSM).

A programação completa do 12ª Simpósio Brasileiro de Paleontologia de Vertebradosestá disponível no site ou no perfil do evento no Instagram.

Ainda é possível se inscrever para as sessões científicas (palestras e apresentações de trabalhos).A inscrição pode ser realizada pelo site sbpv.rocks.



Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Revitalização da Praça Saldanha Marinho em Santa Maria ainda não tem previsão para ser retomada Anterior

Revitalização da Praça Saldanha Marinho em Santa Maria ainda não tem previsão para ser retomada

Semana será de tempo seco e alta nas temperaturas e outras cinco notícias para você ficar sabendo Próximo

Semana será de tempo seco e alta nas temperaturas e outras cinco notícias para você ficar sabendo

Geral